A árvore que ainda não sou

Minha perna de apoio treme, como se tentasse escapar. Mas quero ficar imóvel. Meus braços se movem para cima e para baixo, como se eu aprendesse a voar. Só que preciso ficar em terra agora. É hora de buscar raízes. Os pés hesitam ao tocar o chão por inteiro. Os dedos das mãos se esticam a procura de um apoio externo que, mais uma vez, será conforto. Equilíbrio é um estado instável de ser.
O tempo para quando consigo. Mesmo que dure apenas alguns segundos, eu sinto. Minha base ainda não é forte o suficiente. As mãos unidas buscam força. O olhar, fixo, não segura os pensamentos agitados. Danço para os lados, tentando estabilizar. A firmeza parece escorregadia demais. Caminho na linha tênue entre ser gentil comigo e persistir. Às vezes a ultrapasso, mas as árvores também precisam de carinho. E o processo é um caminho nem sempre fácil, mas constante. Ser constante, penso. E tento. O meu tempo e o tempo das árvores.
Respiro. Tento alinhar todas as partes do meu corpo, sabendo que jamais poderei alinhar totalmente as variáveis que interferem na minha árvore. Mas tento assim mesmo. Lutar em vão pesa. Pesa muito e só a leveza vai me equilibrar. Deixar os pesos aos poucos é como estar desprotegida perante a tempestade que vem. Inspiro. Leve. Mas vulnerável.
Abro os braços e espalho os galhos. É mais fácil assim. Acaricio as minhas folhas ainda tão longe de crescer. Sorrio, quando danço. Em um átimo, percebo que me equilibrar envolve aceitar a queda. E é tão difícil. É difícil porque a queda é descontrole. Às vezes desistência. Mas, outras vezes, tudo o que precisamos é nos reconciliar com a possibilidade de cair. Sei que preciso soltar para estar tranquila. Ainda assim, atenta. Porque possibilidades são medos bobos. Nem sei direito o que seguro, mas seguro firme. Isso me derruba. Estou novamente a cima do abismo. Cresço em busca do céu ou do fundo. Voo. A árvore que ainda não sou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s